Linhas de Pesquisa
O PPGCTS constitui-se em um Programa voltado especificamente para a temática CTS por meio de uma proposta que integra a compreensão das dimensões sociais da ciência e da tecnologia, das inovações tecnológicas e seus processos de gestão, o emprego e funcionamento das linguagens na comunicação científica e cultural, refletida nas três linhas de pesquisa que compõe a sua proposta:
- Linha 1. Dimensões Sociais da Ciência e da Tecnologia - Desenvolver estudos voltados para a investigação dos antecedentes sócio históricos e as lacunas e obstáculos com que importantes segmentos sociais contemplam atualmente o fenômeno científico-tecnológico.
- Linha 2. Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável - Compreender as oportunidades e desafios tecnológicos presentes e futuros, enfrentados por organizações empresariais e públicas, para formulação de estratégias para desenvolvimento sustentável, social, econômico e ambiental, e para elaboração de políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação.
- Linha 3. Linguagens, Comunicação e Ciência - Investigar as diversas manifestações das linguagens – oral, escrita, imagética fixa e audiovisual, empregadas na comunicação científica e cultural, por meio de estudos que busquem os modos de elaboração, divulgação e recepção da ciência formalizada em articulação com os saberes populares.
Entre as temáticas enfocadas nas pesquisas desenvolvidas no PPGCTS, estão, por exemplo, as configurações capazes de gerar inovação tecnológica, os benefícios e riscos em relação à sustentabilidade, o controle democrático da sociedade sobre as políticas de ciência e tecnologia e as linguagens e a comunicação da ciência.
Esta perspectiva está presente no entrelaçamento das disciplinas, na formulação de teorias e métodos, nas linhas de pesquisa, nos atores e na escolha e identificação dos espaços científicos de institucionalização e legitimação da prática interdisciplinar que caracteriza a identidade do PPGCTS.
Com esta visão, o corpo docente e discente do Programa tem encontrado um ambiente propício para exercer de modo integrado suas atividades de ensino, pesquisa e extensão propiciadas por um ambiente acadêmico favorável para a formação de novos pesquisadores, docentes do ensino superior e profissionais de áreas diversas que se beneficiam da convergência interdisciplinar de saberes própria do campo CTS e aptos ao exercer atividades de pesquisa, ensino e extensão com qualidade.