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Esta seção apresenta uma análise detalhada sobre a atuação interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar no período de 2009 a 2024, por meio de diversos indicadores elaborados a partir do uso das Plataformas Sucupira e Lattes como fontes de informações. A análise dos dados incluiu a aplicação de técnicas de bibliometria e redes sociais sobre os Currículos Lattes de 42 docentes e 341 pesquisadores (discentes e egressos), que formam a comunidade PPGCTS.

Docentes – Caracterização dos vínculos
O PPGCTS contou com 42 docentes, entre permanentes, colaboradores e visitantes, ligados à UFSCar, USP, UNESP e UEPB. Os permanentes conduzem as principais atividades acadêmicas; os colaboradores atuam pontualmente; e os visitantes trazem expertise externa temporária. O programa iniciou com 22 docentes e alcançou 29 em alguns anos, mantendo uma média de 26 ao longo do tempo. Esse crescimento inicial seguido de estabilidade demonstra maturidade e equilíbrio na formação e atuação acadêmica. As variações no número de docentes refletem ajustes estratégicos voltados às demandas de ensino, pesquisa, extensão e consolidação do programa, sem comprometer sua qualidade.

Figura 1 - Vínculos dos docentes no período de 2009-2024

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Fonte:: Plataforma Sucupira

Docentes – Formação e atuação interdisciplinar

A Figura 2 permite visualizar a intensidade da multidisciplinaridade nas formações de graduação dos docentes, com destaque para as formações em Biblioteconomia, Ciências Sociais e Engenharias, assim, como para a presença de graduações em sete áreas do conhecimento, utilizada pela Capes na avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu.
Figura 2 – Formação graduação do corpo docente

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Fonte: Plataforma Lattes

A diversidade de especialidades na formação dos docentes do PPGCTS é essencial para a abordagem interdisciplinar e inovadora do Programa. A Figura 3 mostra a titulação de doutorado dos docentes distribída em sete das oito grandes áreas do conhecimento da Capes, com destaque para Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias e Exatas. Essa variedade fortalece a visão social e aplicada do PPGCTS, contribuindo para uma educação de excelência, voltada à cidadania, à inovação e à transformação social por meio do conhecimento integrado entre diferentes áreas.

Figura 3 - Formação de doutorado por áreas de conhecimento da Capes

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Fonte: Plataforma Lattes

A interdisciplinaridade do PPGCTS também se revela nas áreas de atuação dos docentes, conforme registrado na Plataforma Lattes, que permite indicar até seis grandes áreas. Observa-se Na Figura 4 a manutenção das áreas presentes na formação acadêmica (graduação e doutorado), com a ampliação para novas disciplinas, como Economia, Teologia, Engenharia Sanitária e Zootecnia. Destaca-se ainda a Ciência da Informação, essencial na origem do programa, demonstrando o potencial integrador e a diversidade de saberes no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Figura 4 – Áreas de atuação dos docentes

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Fonte: Plataforma Lattes

Discentes/Egressos – Formação graduação
A formação na graduação dos discentes e egressos do PPGCTS refletem a mesma diversidade encontrada na formação e atuação dos docentes, o que reforça a legitimidade e o interesse na formação em CTS ao nível da pós-graduação stricto sensu no Brasil. A Figura 5 externaliza a multiplicidade de formação disciplinar dos discentes e egressos do PPGCTS.


Figura 5 – Formação graduação de discentes e egressos

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Fonte: Dados Plataforma Lattes

Discentes e Egressos – Localização: origem
A origem dos discentes e egressos do PPGCTS é plural e resultado da capacidade de captação de pesquisadores a nível local, regional e nacional. É possível intuir que devido ao fato da região de São Carlos-SP ser reconhecida internacionalmente como um polo tecnológico e com a maior concentração de doutores por metro quadro do Brasil, parte significativa dos discentes e egressos do PPGCTS têm sua origem próxima a região de São Carlos-SP e se expande para todo estado de São Paulo. No entanto, como pode ser observado na Figura 6, o alcance do programa, como unidade formadora, contempla pesquisadores oriundos de todas as regiões brasileiras: Sudeste (SP, MG, RJ), Nordeste (CE, PB, SE), Norte (AM, PA, RO), Sul (RS, PR) e Centro Oeste (GO), o que legitima a atuação do PPGCTS como um programa com impacto local, regional e nacional. Essa dispersão geográfica evidencia a abrangência da formação oferecida pelo programa e sua contribuição para diferentes contextos sociais e econômicos do país, conforme pode ser observada por meio da Figura 6.

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Fonte: Dados Plataforma Lattes

É importante ressaltar a capacidade do PPGCTS de atrair pesquisadores de diversos países, incluindo Colômbia, Guatemala, Honduras e Moçambique, e isso, essa capacidade é resultado das iniciativas de internacionalização do programa.

Egressos – Formação de mestres e doutores
A formação de pesquisadores no PPGCTS, alicerçada na excelência acadêmica e orientada para a produção de conhecimento com impacto social, promove a articulação entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade. O programa incentiva ativamente a participação discente em atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de projetos interdisciplinares e iniciativas focadas na solução de desafios sociais, ambientais e tecnológicos. Ao longo de sua trajetória, o PPGCTS formou 298 pesquisadores, sendo 231 mestres e 67 doutores, com 35 deles obtendo ambos os títulos pela instituição. Esses dados demonstram a capacidade consolidada e relevante do PPGCTS na formação de pesquisadores, em um ambiente acadêmico propício à progressão na carreira científica e com um forte compromisso com a formação integral e o impacto social da pesquisa. A distribuição dos egressos por titulação nos cursos de mestrado e doutorado é apresentada na Figura 7.

Figura 7 - Formação de mestres e doutores

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Fonte: Dados Plataforma Sucupira



Egressos – Localização: destino
O indicador apresentado na Figura 8 permite identificar o destino de 209 egressos do programa em cinco regiões do Brasil: Sudeste (SP, MG, RJ), Nordeste (PB, PE, RN, CE, BA e SE), Norte (AM, PA, AP e RO), Sul (RS, SC) e Centro-Oeste (GO). A concentração mais significativa no estado de São Paulo, especialmente na cidade de São Carlos, destaca o impacto local do programa, ao mesmo tempo em que sua presença em diversas regiões reforça sua relevância nacional. Essa dispersão geográfica evidencia a abrangência da formação oferecida pelo programa e sua contribuição para diferentes contextos sociais, tecnológicos e econômicos do país.

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Fonte: Dados Plataforma Lattes


Discentes e Egressos – formação mestrado e doutorado
O indicador apresentado na Figura 9 permite visualizar os cursos de mestrado e doutorado, concluídos ou em andamento, pelos discentes e egressos do programa. Esse indicador foi elaborado com base nas informações dos campos "Nome do curso de mestrado", presentes em 303 currículos, e "Nome do curso de doutorado", registrados em 197 currículos. A Plataforma Lattes possibilita o registro de múltiplos cursos de mestrado e doutorado, o que permite mapear trajetórias acadêmicas complexas, revelando a mobilidade e a diversidade das formações que enriquecem o perfil dos docentes e pesquisadores vinculados ao programa.
A Figura 9 revela as trajetórias acadêmicas de discentes e egressos do PPGCTS, com base em 303 currículos analisados. Observa-se que 107 deles realizaram o mestrado no PPGCTS e, posteriormente, 54 prosseguiram para o doutorado no mesmo programa. Adicionalmente, 140 currículos indicaram a realização de doutorado, sendo 119 no PPGCTS, dos quais 65 eram provenientes de outros programas. O fato de aproximadamente 50% dos mestres permanecerem no curso de doutorado do PPGCTS demonstra um ambiente acadêmico propício à progressão e aprofundamento do conhecimento dentro da mesma linha de pesquisa.
Por outro lado, a diversificação dos destinos dos egressos, que seguem para programas em áreas como Engenharia de Produção e outras relacionadas, indica que a formação oferecida pelo PPGCTS é suficientemente abrangente e flexível para preparar profissionais aptos a atuar em múltiplos campos do conhecimento. Isso reforça o papel do programa não apenas como um espaço de especialização em CTS, mas também como um polo formador que contribui para o desenvolvimento interdisciplinar e para a integração entre diferentes áreas científicas e tecnológicas.

Figura 9 – Cursos de mestrado e doutorado dos discentes e egressos

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Fonte: Dados Plataforma Lattes


PPGCTS: Produção científica, tecnológica e cultural
A atuação dos docentes, discentes e egressos do PPGCTS compreende uma diversidade de entregas, envolvendo a produção científica, tecnológica, social, cultural e inovação, conforme pode ser visualizado na Figura 10. É possível observar que nos últimos anos os docentes do PPGCTS têm investido na aproximação com a sociedade, cumprindo na sua essência a atuação em CTS, envolvendo a conscientização e apropriação da ciência e da tecnologia pelo cidadão não especialista, essa atuação pode ser visualizada por meio do significativo aumento da participação dos docentes do PPGCTS em “Programas de rádio ou tv” e “Texto em jornal ou revista”.

Figura 10 – Resultado da atuação dos docentes, discentes e egressos

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Fonte: Fonte: Dados Plataforma Lattes


PPGCTS: Produção científica: artigos com estrato Qualis
Um dos impactos da contribuição dos resultados de pesquisa do PPGCTS para a ciência brasileira pode ser visualizado na Figura 11, que evidencia o expressivo volume de artigos publicados em periódicos classificados por estratos Qualis ao longo dos anos de atuação do programa. Essa comunicação científica se dá por meio da escolha de periódicos reconhecidos pela Capes pela qualidade e relevância para comunidade científica. Para a elaboração desse indicador, foi utilizada a classificação Qualis Periódicos Sucupira referente ao período 2017-2020.


Figura 11 – Produção científica qualificado estrato Qualis Sucupira 2017-2020

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Fonte: Dados Plataforma Lattes

PPGCTS: Produção científica: Qualis da área Interdisciplinar
Com base na Figura 12, o indicador em questão destaca o estrato Qualis da área Interdisciplinar da Capes, na qual o PPGCTS está inserido e é avaliado. A classificação de um periódico nesse estrato envolve a análise de informações como escopo, corpo editorial, processo de revisão por pares e número de citações. Os dados revelam a manutenção das publicações nos estratos de maior impacto do Qualis. A queda observada nos anos de 2022 e 2023 reflete uma tendência nacional, possivelmente influenciada pelos impactos da pandemia de COVID-19.
As publicações em periódicos Qualis de estratos inferiores (B4, C) podem refletir a abordagem inicial dos estudantes à pesquisa, bem como a busca por canais de comunicação que tenham interesse em problemas regionais do Campo CTS.

Figura 12 – Produção científica qualificada no estrato Qualis Sucupira 2017-2020 da Área Interdisciplinar.

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Fonte: Dados Plataforma Lattes

PPGCTS: Colaboração científica e tecnológica – rede de docentes
A interdisciplinaridade do PPGCTS é sustentada pelas interações entre os docentes vinculados às suas três Linhas de Pesquisa. Visando visualizar a intensidade e a similaridade dessas interações, foi elaborado o grafo de rede apresentado na Figura 13. A análise do grafo por meio da aplicação da medida de modularidade, utilizando o algoritmo “Circle Pack Layout” do software Gephi, permitiu gerar quatro clusters, compreendendo as interações e suas intensidades. As espessuras das linhas representam a força da intensidade das interações entre os docentes. Já as cores dos clusters sinalizam grupos de docentes que mais colaboram entre si, ressaltando a proximidade entre os docentes da mesma Linha e casos em que o grupo é formado por docentes de mais de uma Linha de Pesquisa, sinal da existência de projetos integradores na atuação do PPGCTS.

Figura 13 – Rede de docentes do PPGCTS

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Fonte: Dados Plataforma Lattes


PPGCTS: Colaboração científica e tecnológica nacional
A colaboração científica, que envolve pesquisadores de instituições de ciência e tecnologia (ICT) renomadas, tanto no Brasil quanto no exterior, é fundamental para impulsionar o progresso científico e para a formação de pesquisadores aptos a enfrentar os desafios complexos do século XXI. Essa colaboração promove e fortalece iniciativas interdisciplinares, por meio do compartilhamento de conhecimento, habilidades, acesso a infraestrutura e uma variedade de recursos, além de ampliar o networking, estimular a criatividade e fortalecer o senso de comunidade e responsabilidade entre os envolvidos.
A Figura 14 compreende o ranking das ICT brasileiras que mais tem colaborado com os docentes do PPGCTS. Destaca-se a presença das universidades estaduais paulista nas primeiras posições do ranking, isso pode estar relacionado a proximidade geográfica e aos vínculos de formação e atuação dos docentes.


Figura 14 – Ranking das parcerias institucionais nacionais

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Fonte: Dados Plataforma Lattes

PPGCTS: Colaboração científica e tecnológica internacional
As principais parcerias internacionais do programa podem ser visualizadas por meio da Figura 15, que compreende o ranking das ICT que mais interagiram com os docentes do PPGCTS. Merece destaque as interações com as ICT francesas, que são potencializadas pela competência dos docentes e pelos objetos de estudo investigados no campo CTS, e ainda, vale ressaltar a presença do pesquisador docente colaborador Luc Quoniam desde o início do programa.

Figura 15 – Ranking das parcerias institucionais internacionais

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Fonte: Dados Plataforma Lattes

Considerações
As considerações deste capítulo sintetizam as principais análises realizadas sobre a atuação do PPGCTS no período de 2009 a 2024. Inicialmente, destaca-se o perfil diversificado e interdisciplinar do corpo docente e discente, cuja formação e atuação profissional abrange múltiplas áreas do conhecimento, o que fortalece a base epistemológica e metodológica do programa. A análise da produção científica evidencia um volume expressivo de publicações em periódicos qualificados nos estratos mais elevados do Qualis, demonstrando a qualidade e o impacto da pesquisa desenvolvida. Observa-se também uma queda nas publicações em 2022 e 2023, alinhada a uma tendência nacional influenciada pela pandemia de COVID-19.
O capítulo ressalta a colaboração científica e tecnológica entre docentes, evidenciada pela rede de interação que integra as três Linhas de Pesquisa do programa, reforçando a interdisciplinaridade e a cooperação entre diferentes áreas. Além disso, são apresentadas as parcerias nacionais e internacionais que ampliam o alcance do PPGCTS, proporcionando acesso a infraestrutura, recursos e conhecimento diversificado. Por fim, a análise do destino dos egressos demonstra a abrangência regional e nacional do programa, assim como sua contribuição para a formação de mestres e doutores capacitados a atuar nas interfaces entre ciência, tecnologia e sociedade, com foco na inovação, sustentabilidade e transformação social. Essas considerações reafirmam o papel do PPGCTS como um programa consolidado, interdisciplinar e relevante para o avanço científico e social no Brasil.