Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS foi criado em 2007 pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (e aprovada pela CAPES pela Portaria nº 745/2007).
Em 2012 teve a aprovação do Doutorado, tendo iniciado sua primeira turma de Doutorandos em 2013 e a primeira defesa de tese ocorrida em julho de 2016.
O objetivo principal do PPGCTS é formar mestres e doutores em Ciência, Tecnologia e Sociedade para o desenvolvimento de pesquisas, o exercício da docência e de atividades profissional nas áreas de atuação associadas às Dimensões Sociais da Ciência e da Tecnologia, da Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável, e Linguagens, Comunicação e Ciência. O PPGCTS propõe-se ainda a gerar, analisar e difundir novos conhecimentos e práticas sobre as relações que se estabelecem entre ciência, tecnologia e sociedade, com vista à integração das inovações tecnológicas com as inovações sociais em direção à construção de uma sociedade sustentável.
A atuação do Programa tem sido precedida por aportes epistemológicos interdisciplinares e emanados dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e de análises que levam em conta a internacionalização das culturas, a globalização dos mercados e economias em torno de lideranças científicas e tecnológicas compreendendo-as como características fundamentais da era informacional e tecnológica atual e que trazem impactos profundos nos mais variados campos das práticas humanas.
Hoje, Ciência e Tecnologia e Inovação são reconhecidas como fatores-chave no desenvolvimento econômico e social das nações e fazem parte da agenda econômica dos países. No entanto, ao lado das promessas e apostas da C&T como geradora de bem-estar, de liberdade, igualdade, autonomia e domínio do tempo e espaço, há crescente preocupação com os riscos sociais e ambientais destes processos. É fundamental que a C&T seja analisada tanto pelos eixos do desenvolvimento tecnológico e econômico, como pelos riscos e benefícios sociais e ambientais que devem inclusive ser mais amplamente disseminados. Para compreender os impactos da ciência e da tecnologia que se estendem às esferas econômica, profissional, educativa, social e institucional da sociedade contemporânea é necessário aprofundar o conhecimento sobre as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que é um objetivo interdisciplinar compartilhado por diversas disciplinas. As assimetrias sociais, educacionais e culturais também levam a uma baixa compreensão pela sociedade sobre a ciência e a tecnologia, seus aproveitamentos e impactos em sua vida. Diante disso, torna-se relevante, para a sociedade e para as organizações brasileiras, a formação de recursos humanos – profissionais, pesquisadores e docentes com maior compreensão das inter-relações entre a Ciência, Tecnologia e Sociedade, de modo a contribuir para a solução dos desafios econômicos, sociais e ambientais da atualidade.
Coordenadores anteriores e atual: