ALUNA DEFENDE PRIMEIRA TESE DE DOUTORADO DO PPGCTS
No dia 25 de julho, aconteceu a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar. A tese "Sentidos no espaço urbano: os dizeres de Gentileza dentro e fora da cidade" foi apresentada pela aluna Thaís Harumi Manfré Yado e teve orientação da professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP de Ribeirão Preto e da colaboradora no PPGCTS, Lucília Maria Abrahão e Sousa.
A pesquisa, que contou com o financiamento da Fapesp, buscou construir articulações e análises entre os ecos que o nome do Profeta Gentileza e de sua obra, "Livro Urbano", fizeram circular pelo espaço da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, Thaís utilizou a Análise do Discurso (AD) de matriz francesa, com base nos conceitos postulados por Michel Pêcheux, analisando a discursividade presente nos espaços urbanos.“Em meu corpus de pesquisa, busquei observar o espaço da cidade por meio de um patrimônio cultural. Mas, antes dele conseguir ser tombado e ter esse título, ele sofreu com uma ordem judicial e foi pintado de cinza, após várias manifestações sociais é que essa decisão foi revista e ele foi restaurado e tombado", conta a pesquisadora. "Atos como as manifestações sociais fazem parte do nosso contexto contemporâneo com seus atos de (r)existência. E, pela via da linguagem, procuramos instaurar/restaurar os sentidos de gentileza no contexto de mundo em que questões como a ética, a moral, o fraterno parecem tão esvanecidos.”, explica Thaís, que iniciou o doutorado em 2013.
A estrutura curricular do Programa abrange estudos clássicos e contemporâneos de teorias, métodos e práticas em Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma perspectiva multidisciplinar. O PPGCTS oferece três linhas de pesquisa: Dimensões Sociais da Ciência e da Tecnologia, Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável e Linguagens, Comunicação e Ciência.
“Como se trata de um programa interdisciplinar, todos os campos de saber encontram um espaço no CTS para se expressarem. Comigo não foi diferente. Apesar de eu trabalhar com algumas singularidades (por exemplo, a questão metodológica), ao me propor refletir sobre as questões do espaço urbano, me deparei com muitas questões pertinentes a diversas áreas, principalmente o que tange as questões políticas”, conta Thaís. “Desenvolver minha pesquisa neste programa foi uma experiência muito relevante, por se tratar de um programa interdisciplinar as interlocuções são riquíssimas e nos proporcionam um outro olhar sobre a forma de como fazer ciência, de como realizamos nossas pesquisas”, afirma Thais, que é graduada em Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP/USP e mestre pelo PPGCTS.
A defesa ocorreu na Sala de Seminário do PPGCTS, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, e teve como integrantes da banca os professores Roberto Leiser Baronas, do Departamento de Letras da UFSCar, Ane Ribeiro Patti, do Centro Universitário Barão de Mauá, Soraya Maria Romano Pacífico, da FFCLRP/USP e Dantielli Assumpção Garcia, da Unioeste, além da orientadora de Thaís, presidindo a banca.