Chamada de Textos - Boletim CTS em foco - Vol.4 Nº1

Boletim CTS, volume 4, número 1.

Dossiê Interdisciplinaridade e Saúde

Márcia Niituma Ogata (UFSCar)
Guilherme Nobre Lima do Nascimento (UFT)
Wilson José Alves Pedro (UFSCar)

Recebimento de artigos: Os artigos deverão ser enviados até 06 de maio de 2024 para o e-mail boletimesocite.br@gmail.com.

Confira as diretrizes para submissão: https://esocite.org.br/images/BOLETIM-CTS/PDF/Politica%20Editorial.CTS.em.foco.pdf

Esta edição do Boletim CTS em Foco, visa congregar e disseminar estudos  pesquisas, vivências e inquietações sobre o tema Interdisciplinaridade e Saúde.

Sendo o campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) um lócus privilegiado para refletir temas complexos e emergentes propicia revisitar as epistemologias interdisciplinares e suas interfaces com a saúde. A relevância de visibilidade no CTS e sua disseminação do tema, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária promove sua melhor compreensão, bem como dos nexos constituintes e que transcendam para um debate acadêmico e político.

Orientados pelas diretrizes editoriais do Boletim, o trio de organizadores desta edição busca contribuições da coletividade CTS a partir de seus cenários e práxis para que possamos socializar, refletir e dialogar com visão ampla, pluralista, ética e democrática e oxalá, ampliar os espaços de expressão de cientistas, pesquisadoras e pesquisadores, pós-graduandas e pós graduandos, bem como ativistas sociais com o espectro do CTS e Saúde.

Com ênfase na epistemologia da interdisciplinaridade, a expectativa é que as produções em temas de saúde apresentadas para esta publicação tenham aderência ao campo CTS potencializando a divulgação de pesquisas, estudos e reflexões, fortalecendo o canal de comunicação deste boletim entre a coletividade científica e com a público em geral. Destaca- se ainda o desejo que contribuições de “outras linguagens e saberes” culturais e artísticos possam compor esta edição e possibilitem ampliar o olhar sobre o tema.

Espera-se que para além dos temas consolidados Educação CTS e Saúde, Formação
Interdisciplinar em Saúde, Trabalho Interdisciplinar, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (dentre outros temas presentes no Sistema Único de Saúde. Mas também se espera temas “emergentes” a partir dos cenários sócio sanitários da pandemia de Covid 19, bem como o contexto nacional e internacional. Assim são bem vindos temas emergentes: da saúde e democracia, inclusão das diversidades e participação social, saberes dos povos originários, ativismos digitais na saúde, os enquadramentos discursivos e midiáticos em saúde às outras linguagens artísticas e culturais, considerando-se que são muito bem vindas as contribuições, na busca das nossas novas agendas CTS para as sociedades em transformação.

OGATA, Márcia Niituma ; PEDRO, Wilson José Alves (Org.). Diálogos CTS com Paulo
Freire
. 1. ed. Campina Grande/PB: EDUFPB, v. 1, 2021.

PEDRO, Wilson José Alves ; SOUSA, C. M. ; OGATA, Márcia N . Ciência, Tecnologia e
Sociedade. In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed. Campinas, v. 1, p. 98-101, 2018.

PEDRO, Wilson José Alves (Org.) OGATA , Márcia Niituma (Org.); COSTA, L.S.F. (Org.);
GRACIOSO, L. de S. (Org).. Novas agendas científicas para sociedades em
transformação
. 1. ed. Campinas (SP): Pontes Editores, v. 1, 2023.

Fonte: https://www.esocite.org.br/index.php/noticias-2/noticias-blog/chamada-de-textos-boletim-cts-em-foco-vol-4-n-1