Você está aqui: Página Inicial / Parcerias

Laboratórios

LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOCIAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (LESCT).
Coordenação: Profa. Dra. Maria Cristina P. I. Hayashi.
Desenvolve pesquisas com foco nos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia ancoradas nas contribuições teóricas do campo da Sociologia da Ciência. 

LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (LICTI).
Coordenação: Profa. Dra. Wanda Aparecida Machado Hoffmann.
Desenvolve pesquisas com foco na gestão da informação e do conhecimento, gestão organizacional, desenvolvimento regional, prospecção e monitoramento tecnológico, inteligência competitiva, suas metodologias, ferramentas e aplicações para suporte ao desenvolvimento de organizações públicas e privadas. 

LABORATÓRIO DE REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DO DOCUMENTÁRIO (LADOC).  
Coordenadção: Prof. Dr.  Arthur Autran Franco de Sá Neto.  
Destina-se a fomentar pesquisas sobre as políticas de produção do filme documentário na América Latina, bem como estudos a respeito das diferentes propostas estéticas e projetos discursivos da produção audiovisual de não-ficção do longo da história do audiovisual.

LABORATÓRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE (LPEPPS).  
Coordenação: Profa. Dra. Márcia Niituma Ogata e Profa. Dra. Maria Lúcia Teixeira Machado.
Tem como objetivo realizar pesquisas interdisciplinares voltadas para a análise das políticas públicas de saúde, conhecimentos e práticas tendo como referenciais as representações sociais, promoção de saúde, qualidade de vida e cidadania.

NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE EXPERTISE E POLÍTICA (NEEP).
Coordenação: Profa. Dra. Camila Carneiro Dias Rigolin.
Desenvolve pesquisas que visam investigar fenômenos relativos à ascendência do conhecimento especializado e certificado (expertise) na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT)
Coordenação: Prof. Dr. Daniel Rodrigo Leiva (institucional) e pelo Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (executivo).
O NIT/Materiais concentra sua atuação em atividades de extensão, principalmente no atendimento a empresas e órgãos governamentais, e suas atividades de pesquisa no desenvolvimento de metodologias e ferramentas para análise de informação em ciência, tecnologia e inovação aplicáveis à área de materiais e outras. Vincula-se ao NIT:

LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO EM MATERIAIS (LABIMAT) – realiza pesquisas e o desenvolvimento de metodologias e ferramentas de informação para dar suporte às atividades do NIT/Materiais e de outras entidades e profissionais atuantes na área de Informação Científica e Tecnológica e de Materiais no Brasil.

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – LAVICTI Coordenação: Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria. 
Tem por objetivo a pesquisa de metodologias e ferramentas para representação gráfica de dados para potencializar a análise, síntese e comunicação da informação. (antigo Laboratório de Informação em Ciência e Tecnologia (LC&T).

LABORATÓRIO DE PESQUISA PROSPECTIVA – LPP
Coordenação: Profa. Dra. Wanda Aparecida Machado Hoffmann.   
Tem por objetivo o desenvolvimento de metodologias e ferramentas para a realização de estudos de monitoramento e prospecção tecnológica. (antigo Laboratório de Informação Tecnológica).

LABORATÓRIO DE GESTÃO DE COMPETÊNCIA – LABCOMP.
Coordenação: Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral. 
Tem por objetivo a identificação e desenvolvimento de competências pessoais para a atuação profissional em estudos de inteligência competitiva e prospecção tecnológica. 

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GERONTOLOGIA SOCIAL – NIEPGS.
Coordenação: Prof. Dr.  pelo Wilson José Aves Pedro.
Tem como objetivo realizar estudos e pesquisas interdisciplinares voltadas para aportes teóricos e metodológicos. Análise de estratégias de promoção do envelhecimento ativo e gerontecnologia. 

NÚCLEO MULTIDISCIPLINAR E INTEGRADO DE ESTUDOS, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA - (NUMI-ECOSOL/UFSCAR).
Coordenação: Dr. Wagner Molina, tem a participação da Profa. Dra. Maria Lucia Teixiera Machado e Profa. Dra. Maria Zanin.
Visa ampliar a produção de conhecimentos (pesquisa) e o acesso da população à formação profissional (pelo ensino de graduação, pós-graduação e educação continuada), bem como aumentar as oportunidades de geração de trabalho e renda (pela incubação de empreendimentos de Economia Solidária) e de desenvolvimento de territórios e/ou comunidades.