Você está aqui: Página Inicial / Eventos / XII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico: Empreendedorismo

XII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico: Empreendedorismo

Quando 19/04/2017 a 14h25 a
24/05/2017 a 14h25

A 12ª edição do Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico tem como objetivo promover (fomentar) a discussão sobre temas relacionados à inovação e empreendedorismo no âmbito da comunidade da UFSCar. Frente à situação econômica e social do país essa temática é de grande relevância, pois pode possibilitar o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade. É importante que a Universidade como agente propulsor de mudanças esteja engajada na militância e defesa da inovação e do empreendedorismo.

Programação:

19/04Pré-evento: Empresas Juniores e cultura empreendedora nas universidades

Apresentação do MEJ (Movimento Empresa Jr.), com os indicadores do Ranking das Universidades Empreendedoras e também do NUJ (Núcleo UFSCar Júnior). Lançamento do Diagnóstico da Cultura Empreendedora. (Organização do NUJ).

Local: Teatro Florestan Fernandes - UFSCar campus São Carlos. Horário: 12:15h

26/04 – Mesa Redonda: Startups da UFSCar

Participantes: Daniel Minozzi (Nanox); Marina Trevelin (Vetra); Marco Antonio Pereira (Itera) e Pedro Sanches (Periodiza). Moderador: Bráulio Salumão de Oliveira (Doutorando do PPGCEM).

Local: Anfiteatro Bento Prado Jr.- UFSCar campus São Carlos. Horário: 9h00 – 11h30.

03/05 Mesa Redonda: Com que dinheiro?

Captação de recursos para negócios tecnológicos.Participantes:  Douglas Zampieri (PIPE/FAPESP); Fernando Teixeira (Anjos do Brasil); Eduardo Sperling (Inseed Investimentos). Moderador: Pedro Cesar Zavitoski (Analista de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFSCar).

17/05Mesa Redonda: Como começar?

Recursos de apoio e infraestrutura. Participantes:  Sylvio Goulart Rosa Jr. (Diretor Presidente do ParqTec); Paulo Cereda (Gerente do SEBRAE São Carlos), José Calijuri Hamra (Sócio-fundador do Wikilab Coworking). Moderador: Yuri Trigo (Presidente do Núcleo UFSCar Júnior).

24/05Mesa Redonda: Incentivando o empreendedorismo na Universidade

Participação: Milton Mori (Diretor-executivo da INOVA - Agência de Inovação da UNICAMP) e Roberto Ferrari (diretor executivo da Agência de Inovação da UFSCar).

Realização conjunta: Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais); Agência de Inovação da UFSCar; Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS).

Apoio: Núcleo UFSCar Júnior (NUJ); Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET); Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e Departamento de Ciência da Informação (DCI).

Inscrições: http://www.nit.ufscar.br/ciclos

Certificados: para quem assistir, no mínimo a 3 encontros