Você está aqui: Página Inicial / Eventos

Quando 12/08/2020

>> EXAME DE DEFESA DE MESTRADO <<

AUTORA: Flávia Caroline Augusto Salmázio

TÍTULO: "A votação eletrônica e a representação discente nos Conselhos Superiores da Universidade Federal de São Carlos"

ORIENTADOR:  Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria

BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral (UFSCar)
Prof. Dr. Cesar Augusto Cavalheiro Marcondes (ITA)

DATA: 12/08/2020 – 09:00 h

EASST/4S 2020 Conference

Quando 18/08/2020 a 07h00 a
21/08/2020 a 20h00
Onde Praga, República Tcheca

Para mais informações sobre este evento, acesse este link: https://easst.net/easst-4s-2020/

Qualificação de Doutorado - Etiene Siqueira Rocha

Quando 21/08/2020

>> QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO <<

AUTORA: Etiene Siqueira Rocha

TÍTULO: "A IGUALDADE DE GÊNERO NA CIÊNCIA BRASILEIRA: UM ESTUDO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO SUDESTE"

ORIENTADOR:  Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Cíntia Souza Batista Tortato (IFPR)
Profa. Dra. Carla Renata Rufo (IFSP)

DATA: 21/08/2020 – 10:00 h

Defesa de Mestrado - Ellen Larissa de Carvalho Aquino

Quando 26/08/2020

>> DEFESA DE MESTRADO <<

AUTORA: Ellen Larissa de Carvalho Aquino

TÍTULO: "O algoritmo computacional como objeto sociotécnico: encontros da complexidade algorítmica"

ORIENTADOR:  Prof. Dr. Cidoval Morais de Sousa

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Karina Gomes de Assis (UFSCar)
Prof. Dr. Wellington Candeia de Araujo (UEPB)
Prof. Dr. Diogo Lopes de Oliveira (UFCG)

DATA: 26/08/2020 – 14:30 h

II SIIS-Seminário Informação, Inovação e Sociedade

Quando 19/10/2020
Onde canal You Tube do PPGCTS

Os programas de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e Ciência da Informação (PPGCI) da UFSCar promoverão a segunda edição do Seminário Informação, Inovação e Sociedade (II SIIS), que neste ano, será realizado de modo virtual em um único dia, 19 de outubro de 2020. Em consonância com o tema da 17a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCTIC, o tema do II SIIS também será “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

O objetivo do SIIS é que se configure como principal espaço de divulgação e articulação da produção científica desenvolvida ao longo das investigações que dizem respeito ao conhecimento, à tecnologia e à inovação em âmbito nacional, em um primeiro momento, e internacional posteriormente.

A inovação pode advir tanto de observações e condições enfrentadas para a construção e a colaboração com novas possibilidades quanto de processos e produtos de diversos segmentos da sociedade contemporânea. Inerente a essas possibilidades, as áreas de Ciência da Informação (CI) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) veem como um amplo campo de estudo as relações entre a informação e os aspectos evolutivos da tecnologia. Procurou-se estabelecer a parceria do PPGCTS com o PPGCI tanto na Comissão Organizadora quanto no Comitê Científico do evento, visto que as parcerias entre os Programas têm sido estabelecidas continuamente, quer seja por conta da afinidade nos temas e problemas de pesquisas investigados, quer seja pela mútua inserção social dos programas, que colaboram entre si na participação de bancas e na produção de publicações conjuntas entre docentes e discentes. Os dois Programas de pós-graduação estão situados no interior do estado de São Paulo, em cidade (São Carlos) reconhecida nacionalmente como polo tecnológico nacional, e que também possui uma das universidades com maior indicador de produção de inovação no país, a Universidade Federal de São Carlos – a UFSCar.

Data: 19 de outubro

Programação Provisória:

• 10h Palestra abertura (Em breve será divulgado)
  • 12h almoço
  • 13h Apresentação de trabalhos
  • 17h Palestra de encerramento(Em breve será divulgado)
  • 18h Encerramento
  • Submissão de resumo expandido (05 páginas já com referências) até 11/09/2020
  • Resultado parcial  até 25/09/2020
  • Submissão versão corrigida até  02/10/2020
  • Resultado final até 05/10/2020

Para saber mais sobre o 1º SIIS, realizado em 2018, confira o site: http://www.siis.ufscar.br/