Você está aqui: Página Inicial / Eventos

VII ESOCITE.BR ∕ tecsoc Brasília, DF 5 ∕ 6 ∕ 7 de outubro de 2017
Quando 05/10/2017 a 08h30 a
07/10/2017 a 18h30

O catecismo de construção do conhecimento moderno diz que não se misturam os conhecimentos sobre a Natureza com os conhecimentos sobre a Sociedade. As opções e práticas que historicamente levaram o Ocidente aos conhecimentos sobre átomos, moléculas, genes, etc. nada teriam a ver com opções e práticas em torno de justiça social ou desigualdade radical, direitos humanos ou limpeza étnica, democracia ou meritocracia, etc. Aos brasileiros tem sido sempre ensinado que a ciência não tem valores, isto é, que ela tem como único interesse a descoberta de verdades que estão previamente dadas no mundo incorruptível da Natureza, um mundo que existe separado da Sociedade corruptível. E também estamos historicamente acostumados a receber como mágicas importadas de nossas sucessivas metrópoles, as tecnologias, filhas sociais impuras de sua puríssima mãe natural. Mas os Estudos CTS das cinco últimas décadas nos dizem que esta separação do mundo da vida em dois mundos independentes, Natureza e Sociedade, é um acordo operado com sucesso segundo interesses dentro de limites convencionados. A independência entre o mundo da Natureza e o mundo da Sociedade é análoga à independência entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. Quem é ingênuo a ponto de acreditar nela? Mas quem pode negar sua eficácia?

Venha participar, propor, discutir, assistir debates e construir conhecimentos sobre estas e outras questões relativas aos Estudos CTS (ciências-tecnologias-sociedades) no Brasil.

VII ESOCITE.BR ∕ tecsoc
Brasília, DF
5 ∕ 6 ∕ 7 de outubro de 2017

XI JORNADA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL

Entre os dias 23 e 29 de outubro, a UFSCar realiza a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural, que reunirá 12 eventos simultâneos nos níveis de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão integrados à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida em todo o País pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Quando 23/10/2017 a 07h55 a
29/10/2017 a 12h00

O mote escolhido para a Jornada - "Conhecimento interdisciplinar olhando para o futuro" - abre espaço para a discussão de temas e a apresentação de trabalhos das áreas Exatas, Humanas, Biológicas e da Saúde. A ideia é explorar a produção científica em prol do progresso nacional. Integram a programação da Jornada o XIV Circo da Ciência; XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIC); IX Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI); X Congresso de Extensão (ConEx); Fórum de Extensão; Fórum de Cultura; VI Ciclo de Minicursos; VII Workshop de Grupos de Pesquisa (WGP); VII Congresso de Pós-Graduação (ConPG); III Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad); Universidade Aberta; e a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFSCar. Além de São Carlos, a atividade será realizada nos outros três campi da UFSCar, em Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, que também recepcionarão a comunidade externa para conhecer as ações da Universidade nas diferentes regiões do Estado de São Paulo. As informações completas sobre a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar e as inscrições para cada um dos eventos, inclusive com apresentação de trabalhos, estão disponíveis no link jctcufscar2017. Contatos podem ser feitos pelo e-mail jctc@ufscar.br. Saiba mais no Portal da UFSCar.​

VI CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES

De 01 a 04 de Novembro de 2017, acontece em João Pessoa o VI CONINTER com o tema "Epistemologias não coloniais e os desafios da construção do conhecimento interdisciplinar.
Quando 01/11/2017 a 07h55 a
04/11/2017 a 07h55

Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

II CONGRESSO BRASILEIRO DE GERONTOLOGIA

De 16 a 18 de Novembro, acontece em Ribeirão Preto/SP o II Congresso Brasileiro de Gerontologia. Trata-se de um evento relevante para as diferentes áreas do conhecimento, tais como a saúde, humanas e exatas, que desenvolve suas práticas voltadas para a pessoa mais velha. A programação principal apresentará conferências e palestras sobre os desafios e oportunidades para a Gerontecnologia no Brasil, a pesquisa em nível de pós-graduação nesta temática, o desenvolvimento de produtos e equipamentos, robótica, uso de tecnologias digitais, de informação e de comunicação, dentre outros temas. A programação inclui ainda diversos minicursos pré-congresso, rodas de conversa e apresentação cultural.
Quando 16/11/2017 a 08h05 a
18/11/2017 a 08h05

Mais informações no site.